Incentivando a leitura desde a infância

Desde quando descobri que estava grávida já comecei a comprar livrinhos pro meu bebê, a primeiríssima coisa que eu comprei foi um livro, sem ao menos nem saber qual era o sexo..rs E colocava o maridão pra ele ler para ela na  minha barriga... Era muito gostoso, de acordo com que a barriga começou a crescer e o bebê também, principalmente depois dos seis meses mais ou menos quando ele começava a ler eu sentia que ela (já havia descoberto que era a Luiza rs) ficava quietinha e quando a leitura acabava ela começava a mexer, sempre escolhíamos horários para ler quando ela estava mexendo que provavelmente era quando estava acordada..rs


Nessa foto  Luiza tinha 8 meses e já com essa pequena coleção de livros!

Toda vez que íamos ao supermercado ou shopping sempre voltava com livrinhos para a pequena, muita gente perguntava, "mas o bebê nem nasceu e vc já tem esse tanto de livros?" "Pra que? Ela nem vai entender?" perguntinhas desse tipo, mas muita gente incentiva também e achava bonita essa nossa iniciativa de estar incentivando a leitura desde a gravidez. E hoje eu colho os frutos desse incentivo, a Luiza é apaixonada por livros, já destruiu um tanto é claro, rs mas ela sempre ta pedindo pra pegar algum livro pra ela, e sempre com um livro na mão também, mesmo porque eu comprei pra ela ir olhando as figuras, passando as folhas, brincar, escrever enfim, não comprei para ficarem nas prateleiras do quarto dela, tento ao máximo não deixar ela destruir, mas as vezes não da quando vejo já foi..rs

Aqui incentivamos a leitura até no banho..rs


Eu aprendi a gostar de ler com minha mãe, as principais lembranças que tenho dela é ela deitada lendo um livro e sempre pegava livros na Biblioteca Pública da nossa cidade também pra eu ler, e me colocava mesmo pra ler..rs



Os benefícios do livro para as crianças são incalculáveis e para toda a vida. Leva a criança a querer ler, a buscar saber, a adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem através das ilustrações. Aumenta sua habilidade de escutar, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, e cria alternativas de diversão e prazer para ela.


Aqui em casa o momento da leitura é a noite próximo a hora da Luiza dormir, e é uma tarefa que eu deixei para o pai dela, é um momento só deles dois, eu até saio de perto, porque desde a gravidez combinamos que esse séria o momento deles dois, somente deles..rs Eu também leio pra ela, mas é mais gostoso quando o pai dela lê, ela já acostumou com o jeito dele ler e presta mais atenção nele também..rs

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida, Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Estimule seu filho a embarcar na aventura que só o um bom leitor conhece.

9 comentários:

  1. Aqui todas adoramos ler, também lia para as meninas ainda na barriga hoje elas mesmas adoram ler e pedem livros como presente... ótimo momento pai e filha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiz igual a você. Lucas tem mais livros que eu e ele adora. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo incentivo, adorei saber da historia de vocês! Aqui também temos muitos livros, amo ler! As vezes ele cansa da historia e cria a sua propria! Muito legal!
    Mamãe Tatty
    Blog Mãe de Primeira Viagem
    www.blogmaedeprimeiraviagem.com

    ResponderExcluir
  4. Ai que linda, meu filhote também adoro os livros!
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  5. Que menina mais linda! fofinha demais! parabéns! bjo

    ResponderExcluir
  6. Aqui a Lara mal tinha nascido o pai já comprou livro. E todos os dias, antes de ir dormir ela pede uma leitura. Só que agora está em um livro. Só quer que o pai leia ele (o dos namorados como ela chama).

    Super importante!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse incentivo! As crianças precisam desse contato com a leitura desde pequenos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Também fiz isso, e é importantíssimo!!
    Amei seu post, pois sou apaixonada por livros e já tenho uma leitora que não sabe ler ainda!!! Se essa pesquisa for verdade a Emilly vai ser muito rica!!!!

    ResponderExcluir
  9. Também sempre gostei de incentivar minhas filhas desde bebezinhas a tomarem o gosto pela leitura. E sempre compramos os primeiros livros dos bebês, dos banhos, de histórias pra dormir...Enfim!
    E agora a minha bebê de 6 meses já tem o livro do banho dela e também é desse da baleia e da patinha. ela adora tomar banho com o livro e os bichinhos de borracha.
    Amei seu post! Está muito fofo! Sua bebê está linda!
    Depois passa lá no meu blog!
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com.br/2015/10/o-que-sao-as-adenoides-quais-os.html

    ResponderExcluir