Não deixe seus filhos sentar nessa posição. Os médicos alertam!

À medida que as crianças crescem, elas aprendem devagarinho muitas coisas. Enquanto bebês, os pequenos começam a gatinhar e a se sentar. Mais tarde, aprendem a andar e depois, a correr. Nos primeiros anos, as crianças passam muito tempo no chão e sentar-se é uma das primeiras habilidades que as levam a treinar seus músculos. Para elas, se sentar é um desafio que surge antes mesmo de aprender a caminhar. 


Mas os médicos do instituto Penfield Children’S Center, nos Estados Unidos, descobriram que os bebês podem adotar, muito rapidamente, uma postura incorreta. De acordo com o estudo, muitas crianças gostam de se sentar numa posição conhecida como “W” enquanto brincam… mas isso é prejudicial para sua futura vida adulta!

Cientistas da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, têm observado frequentemente este hábito em crianças com paralisia cerebral. Muitas vezes, as crianças sofrem por terem músculos mal formados ou subdesenvolvidos devido à doença e se sentam nesta posição porque ela exige pouca força.

Para crianças saudáveis, no entanto, isso pode ser muito negativo, porque os impede de treinar seus músculos desde cedo. Além disso, esta posição em ‘W’ faz com que as articulações e tendões sejam utilizados de maneira incorreta – o que pode causar problemas na idade adulta.

Como as crianças que se sentam ao estilo ‘W’ acabam limitando os movimentos da parte superior do seu corpo, elas não deveriam ficar muito tempo nesta posição. Devido aos joelhos e quadris torcidos, o corpo emprega mais esforço na região das coxas, nádegas e no tendão do calcanhar, sobrecarregando estas regiões. Dessa forma, os tendões acabam se encurtando ligeiramente e ficar sentado em ‘W’ durante muito tempo pode afetar a estabilidade do sistema muscular.

Felizmente, existem muitas outras posições que podem ser facilmente ensinadas: pernas cruzadas, ambas as pernas para frente, ou ambas as pernas dobradas para um lado. O importante é que a criança possar girar em todas as direções, permitindo que os músculos sejam treinados. Isto é particularmente importante para bebês e crianças pequenas.



Portanto, não deixe que seu filho se sente ao estilo ‘W’. Evite que isso se torne um hábito. Você deve incentivar a criança a mudar e variar a sua posição sentada.

Compartilhe esta informação importante com todos que você conhece. A maior parte dos pais (ou outros responsáveis) desconhece os efeitos prejudiciais desta maneira de sentar. Então, é fundamental que a notícia se espalhe e chegue à todos.