5 receitas de papinhas salgadas para bebês de 6 meses


Quando iniciei a introdução alimentar da Luiza, uma grande dúvida que eu tinha era como fazer as papinhas salgadas. Eu, como mãe de primeira viagem queria dar a minha filha alimentos saudáveis e saborosos ao mesmo tempo. Eu tinha muita dúvida sobre quais temperos poderia usar ou não nas papinhas, o meu medo era usar alguma coisa que pudesse causar alergia nela.

Pensando nas dúvidas que eu tinha vou compartilhar com vocês algumas receitinhas de papinhas que eu fiz pra Luiza e alguns cuidados que eu tinha em preparar as papinhas pra ela, mas independente das dicas que eu der aqui, converse com o pediatra do seu bebê.

Sobre os cuidados ao prepara as papinhas, além de lavar muito bem os alimentos, eu sempre usava água filtrada para preparar, e usava também óleo vegetal, dificilmente colocava sal, e quando colocava era bem pouco e os temperos que usava eram apenas cebola e alho e com moderação. Eu amassava bem e depois passava em uma peneira pra não correr o risco de ter pedaços e ela engasgar. Só quando comecei a colocar carnes nas papinhas que eu batia as carnes no liquidificador e misturava depois na papinha,mas mesmo assim colocava uns pedaços para dar sabor as papinhas e depois retirava.

Como a Luiza não mamou no peito, eu iniciei as comidinhas dela aos quatro meses com papinhas de frutas e aos 5 com papinhas salgadas, mas somente na hora do almoço. Isso foi recomendação do pediatra dela

Agora vamos as receitas?

1 - Papinha de carne com batata e chuchu



Ingredientes:

1 bife pequeno de carne magra cortava em cubinhos
1 batata média descascada e cortada em cubinhos,
½ chuchu descascado e cortado em cubinhos,
1 colher (café) óleo vegetal 
Água filtrada
1 dente de alho amassado
Um pouco de cebola picada
Sal (opcional)

Modo de Preparo

Refogue a carne colher (café) de óleo vegetal, acrescente o alho amassado e a cebola picada. Acrescente a batata e o chuchu. Cubra com água e deixe cozinhar com a panela tampada até que os legumes estejam bem molinhos. Retire a carne, amasse os legumes com um garfo, se preferir passe na peneira.

2 - Papinha de caldo de frango com abobrinha, batata e cenoura 


Ingredientes:
 
100 gramas de peito ou coxa de frango
1 pedaço de abobrinha
1 cenoura em cubos
1 batata em cubos
Água filtrada
 
Modo de Preparo:

Corte o frango em cubos, aqueça o óleo vegetal em uma panela e refogue o frango até que fique dourado. Acrescente então a abobrinha, a batata e a cenoura, se quiser coloque uma pitada de sal. Cubra tudo com a água e cozinhe lentamente até os legumes amolecerem. Retire o frango e amasse a mistura restante com um garfo ou passe na peneira.  

3 - Papinha de abóbora com mandioquinha


Ingredientes:

1 batata cortada em cubos
1 mandioquinha cortada em cubos
1 folha de couve rasgada em pedaços grandes
1 pedaço de abóbora cortada em cubos
1 dente de alho amassado
½ cebola picada
1 pedaço de carne magra cortada em cubos


Modo de fazer:

Aqueça o óleo vegetal e refogue a carne, a cebola e o alho. Em seguida, acrescente a mandioquinha, a folha de couve e a abóbora.

Coloque água até cobrir os alimentos e tampe a panela e deixe que cozinhe até que os alimentos estejam macios.

Após o cozimento, retire os pedaços de carne e de couve e amasse o restante dos alimentos. 

4 - Papinha de caldo de carne com batata-doce e beterraba

 
Ingredientes:
 
100 gramas de carne bovina magra
1 batata-doce pequena
Meia beterraba
Água filtrada 

Modo de fazer:

Corte a carne em pedaços e refogue com óleo vegetal, até começar a pegar cor. Acrescente a batata-doce e a beterraba. Adicione a água até cobrir, tampe e deixe cozinhar até que tudo esteja mole. Retire a carne e amasse a mistura que ficou com um garfo ou passe por uma peneira. 
 

5 - Sopinha de macarrão


Ingredientes:

100 gramas de carne magra
100 gramas de macarrão
1 cenoura cortada em cubos
 ¼ de cebola branca picadinha
1 dente pequeno de alho amassado
½ tomate sem pele e sem sementes picado.
1 colher (café) de azeite extravirgem.

Modo de preparo:

Coloque a carne, a cenoura, a cebola, o tomate e o dente de alho amassados em uma panela e cubra com a água filtrada. Coloque o azeite e se quiser uma pitada de sal. Deixe cozinhar até que os legumes e a carne estejam macios. Retire a carne e acrescente o macarrão. Cozinhe novamente mexendo de vez em quando até o macarrão ficar bem macio.

Gostaram das receitas? Você pode trocar alguns legumes por outros também, acrescentar brócolis, couve-flor por exemplo. Eu particularmente nunca congelei as papinhas, como não trabalhava fora, eu preferia todos os dias fazer as papinhas fresquinhas pra ela, mas se sua vida for corrida, você pode congelar pra facilitar!

Espero que tenham gostado!

Beijos da Loh !

0 comentários:

Postar um comentário