Dormir com seu animal de estimação faz bem a saúde

Se você já achava que dormir com seu cachorro ou gato era bom, agora temos uma comprovação científica para você não tirar o colega da cama. Um estudo lançado recentemente indicou que, mesmo quando seus bichos te atrapalham durante a noite – chutando sua perna, deitando com o rabo no seu rosto ou babando no seu braço, tê-los por perto na hora de dormir pode ser muito benéfico para a sua saúde.

Uma pesquisa cujo objetivo era entender o hábito noturno dos voluntários foi realizada com 150 pessoas. Os resultados revelaram que a principal razão para que uma noite de sono com o bicho de estimação seja boa é a sensação de proteção. Os voluntários que dormem com seus gatos ou cães sentem-se mais seguros e protegidos.

Entre os pacientes que visitaram o Centro para a Medicina do Sono, no Arizona (EUA), 56% têm o hábito de compartilhar a cama com seus animais. Entretanto, 20% reclamou sobre a invasão de espaço que os bichos insistem em fazer durante a noite. Entre os pacientes com o costume de dormir com seu cachorro ou gato, 46% diz gostar e eles ainda garantem que se sentem melhor com a companhia dos animais.

No inverno, a gente até imagina que deitar ao lado do seu bicho de estimação pode te ajudar a se aquecer mas, mesmo em outras estações do ano, o efeito benéfico é o mesmo. Para o autor do estudo, Dr. Lois Krahn, a explicação é simples: “Diversos dos donos de bichos os veem como companhia, assim como membros da família. Dessa forma, eles gostam de incorporá-los nos costumes mais corriqueiros, inclusive na cama”.

Uma das recomendações dele para quem tem problemas para dormir é justamente colocar o cachorro em cima da cama, ou adotar um bicho de estimação: “Quando pessoas têm problemas de sono, uma boa indicação poderia ser sugerir a adoção de um companheiro animal”.

Porém, se você for adepto dessa prática ou quiser inseri-la na sua vida, tome ainda mais cuidado com a saúde do animal. Como os cães podem transmitir tuberculose se comerem carne infectada com a doença ou brigarem com outros animais portadores da bactéria, é importante levá-los ao veterinário com frequência para garantir uma vida longa para eles e, é claro, para você. A transmissão de tuberculose é algo bem raro, mas existe, sim, a chance de acontecer.

Se você gosta de deitar ao lado do seu gato, tome cuidado com a conjuntivite felina e outras doenças bem comuns e frequentes nesses animais!

Mas você não vai precisar se preocupar muito com isso caso você já leve seus animais para o veterinário e cuide deles com carinho! Se você for um dono responsável, pode compartilhar a cama com seu amigo sem medo de ser feliz.

Eu particularmente amava dormir com uma cachorrinha que tinha, ela muito limpa e saudável, era muito gostoso mesmo principalmente no inverno..rs