O que é BPA (Bisfenol-A)???

Hoje em dia temos que tomar cuidado com praticamente tudo, 
uma das coisas que sempre olho ao comprar mamadeiras, chuquinhas, e até quando ela chupava chupeta eram se esses itens eram livres de BPA (Bisfenol-A). E hoje venho falar um pouco mais sobre isso pra vocês.

O que é BPA (Bisfenol-A)?

O Bisfenol-A (BPA) que também é conhecido como BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica (intermediária) de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. Esse componente plástico vem sendo discutido internacionalmente há algum tempo por causar danos a saúde e até mesmo o câncer . No início de março de 2011, uma diretiva da Comissão Europeia entrou em vigor proibindo o BPA em mamadeiras e em setembro de 2011 a Anvisa também proibiu no Brasil.


O Bisfenol-A (BPA) é um componente necessário para a produção do plástico policarbonato (PC), que é usado na fabricação, entre outras coisas, de embalagens de alimentos, utensílios para mesa e mamadeiras. O problema é que vestígios de BPA soltam-se aos poucos do plástico, passando ao alimento e, dessa forma, ao corpo. Especialmente os bebês e crianças pequenas podem ser afetados. 

Como consequência de uma carga de BPA, alguns especialistas e pesquisas mostram distúrbios no sistema hormonal e no cérebro, diabete e danos ao coração e maior risco cancerígeno.

Apesar de não haver nenhuma pesquisa científica conclusiva, a Comissão Européia e a nacional Anvisa optaram pela precaução, em vista da máxima segurança de bebês e crianças pequenas. 
Lembre-se: o material que tem BPA é o policarbonato (PC), todos os demais são livres de BPA!
É muito importante ficarmos atentas a esses detalhes, pois são extremamente importantes para a saúde dos nossos filhos. Muitas vezes na correria do dia-a-dia ou até mesmo no cansaço aquecemos o leite já nas mamadeiras e no microondas e se a mamadeira não for livre de BPA vão se soltando vestígios na mamadeira, as que são livres podem ser aquecidas que não soltam, ou se soltam não são prejudiciais. 
Fiquem atentas!!!
Beijos da Loh!