Dicas para os papais ajudar na hora da amamentação!

Sabemos que os pais não tem leite, portanto dessa forma não podem amamentar os bebês, mas mesmo assim a participação do pai nesse momento é muito importante tanto para a mãe quanto para o bebê.

Como já sabemos, amamentar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando temos que conciliar, filhos, casa, trabalho e marido. É exatamente ai que os papais entram na ajuda com a amamentação.

Muitas vezes pesquisamos muito sobre as coisas da maternidade e não os envolvemos nessas pesquisas e nem nas descobertas, acredito eu que a maternidade é um momento para ser vivido intensamente com o pai também, e se os incluirmos nesses momentos vai ser tão bom para nossos filhos quanto para eles.
Pensando nisso fiz uma listinha com algumas dicas de como eles podem nos ajudar a amamentar nossos babys.
Compartilhem esse post com eles, tenho certeza que eles também vão adorar participar de cada fase dos pequenos a começar pela amamentação deles.
* Leia e busque informações sobre amamentação.
Leia sobre essa fase em sites, livros, textos e até mesmo cursos. Entenda junto com a sua mulher o que é colostro, pega correta, mastite, absorventes para seio, pomada de lanolina e conchas de silicone, por exemplo. Tudo isso também é novidade pra ela, por isso é importante que você aprenda o que é para ajudá-la a resolver qualquer dificuldade.
* Cuida da alimentação e hidratação da mãe.

Se você pensa que a licença maternidade vai lhe dar todo o tempo do mundo, você está muito enganado! As mulheres que estão amamentando esquecem ou não tem tempo nem para tomar água, o que é muito importante neste período.
Enquanto ela está iniciando a amamentação, reabasteça a garrafinha de água, pergunte se ela quer comer alguma fruta ou alguma outra coisa.

 * Não incentive o desmame.
Para incentivar o aleitamento materno, o papai deve ter atitude e não levar para a casa mamadeiras, chupetas ou latas de leite que podem levar ao desmame precoce. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, aliado ao amor dos pais, são o que o bebê mais precisa para crescer inteligente e saudável.
* Coloque o bebê para arrotar.
O pai pode ter um papel bem importante na hora da amamentação, e ajudar muito a mãe. Basta ser o responsável pelo momento do arroto do bebê, ao final da mamada, ou no intervalo entre um peito e outro. Fazendo isso, você libera um pouco mais o tempo da sua parceira, e vira parte do processo da amamentação.
O pai é capaz de cuidar do bebê sim e ainda torna-se bem mais fácil criar vínculo entre pai e filho.
* Saiba onde estão os itens para a amamentação.
 Procure estar por dentro de onde as coisas necessárias para a amamentação estão guardadas, como fraldas de boca, pomadas para o seio, almofada de amamentação, dessa forma fica bem mais fácil ajudar a mãe caso ela tenha esquecido algo.
* Converse com sua esposa.
Pergunte a ela se ela precisa de algo, e a deixe tranquila para que o leite desça normalmente. Muitas vezes sentimos dores, o leite seca e o apoio do nosso marido nessa hora é fundamental.  Falo por mim, pois como já disse em um outro post não consegui amamentar, mas o apoio do meu esposo foi muito importante para que eu ficasse mais tranquila.
* Elogie e incentive.
Elogie sua esposa, pois é de extrema importância que ela se sinta especial e que vocês são um casal, e o bebê é fruto do amor de vocês.
Atenção, compreensão e amor do marido são essenciais para que a mãe sinta-se segura e feliz.

Beijos da Loh!