13 coisas que não podemos dizer aos nossos filhos!

As vezes falamos certas coisas que nem paramos para pensar e tais coisas podem sim interferir no desenvolvimento de nossos filhos, tanto positivamente quanto negativamente.

Pensando nisso o post de hoje é para nos alertar sobre certas coisas que falamos e podem sim ter impactos negativos na formação da personalidade deles.

Existem coisas que jamais devem ser faladas para uma criança ou na frente delas. Saibam quais são abaixo:

1 – Não a rotule com palavras negativas. Se ficar repetindo, por exemplo, “Como você é teimoso!” ” Como você é chata”, assim ela poderá se convencer disso e será.

2 – Não a compare com os irmãos ou com outras crianças. Isso abalará a sua autoconfiança. Cada criança é única e se desenvolve de uma forma diferente da outra.

3 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

4 – Não ria, ironize ou diga que é bobagem o que ela diz. A criança ainda está construindo o seu pensamento lógico. E se prestarmos atenção, a lógica infantil muitas vezes é mais lógica que a nossa.

5 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

7 – Não diga para parar de chorar e nem minimize essa expressão. Converse com ela, procure entender a razão do choro, ensinando-a a lidar com o que a aflige.

8 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

 11 – Não minta para ela. Dizer, por exemplo, que a injeção não vai doer abalará a confiança que ela tem em você.

12 – Não diga simplesmente “porque sim” ou “porque não”. Os porquês são fundamentais para que ela compreenda a si mesma, aos outros e a realidade em que está inserida.

 13 – Nunca, jamais diga que não gosta mais do seu filho. O que está errado é o comportamento, não a criança em si, e é isso que ela tem de perceber: que os pais vão sempre gostar dele, faça ele o que fizer. Mas que, enfim, como o resto do mundo não é mãe dele, ele tem de aprender a portar-se de maneira mais civilizada.
 
Devemos analisar muitas coisas que falamos para nossos filhos, essas são apenas as 13 que eu acho pior. Tem mais alguma coisa que você acha que não se deve falar a uma criança? Compartilhe com a gente, deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Espero que tenham gostado do post e que possamos colocá-lo em prática!

Beijos da Loh!