Asfixia postural: sabia que o seu filho pode morrer ao viajar no bebê conforto?

Uma família americana perdeu o filho para uma situação inesperada com Asfixia Postural. Shepard Dodd tinha apenas três meses quando foi encontrado morto na cadeirinha situada no carro. O bebê foi vítima de asfixia posicional. Entenda o caso e previna-se.

O que aconteceu?


Shepard Dodd andava na parte de trás do carro, sentada em sua cadeirinha própria para passeios, quando sofreu com asfixia postural (ou também chamada de asfixia posicional).
O casal encontrou seu bebê de três meses morto no bebê conforto. A família agora busca conscientizar outras famílias sobre o perigo em deixar a criança dormir na cadeirinha, mesmo que seja fora do carro.
O que é a asfixia postural ou asfixia posicional?

Mas, afinal de contas, o que é asfixia postural? Vamos começar explicando que os bebês não possuem força suficiente para manterem-se sentados e intactos, já que o corpinho ainda é muito frágil e os pequenos não tem controle sobre eles mesmos.
Assim, quando um bebê é colocado na cadeirinha, ele pode flexionar o corpo involuntariamente, virando a cabeça para frente, como se estive em “C”.
Tal posição pressiona o tórax do bebê e o impede de expandi-lo para respirar. Além do mais, a cabeça posicionada no peito leva a dificuldades de respiração.

Sem a capacidade de respirar, o bebê pode falecer.

Então, tome cuidado: O bebê conforto deve ser usado apenas no carro e, por no máximo, um hora e meia. Em casos de viagens longas, o indicado é fazer paradas para que o bebê possa ser retirado da cadeirinha.
Além do mais, a criança deve ser posicionada no bebê conforto com a cabeça ereta, com os ombros presos ao cinto de segurança e com todos os cuidados para que não aconteça o “tombamento”.
E, claro, manter sempre a atenção ao bebê, evitando que ele mude de posição e acabe se asfixiando.
O bebê conforto é uma peça segura para os bebês, desde que usada de forma correta pelos pais e de acordo com as orientações do fabricante.
Ao crescer, a criança terá maior controle sobre seu próprio corpo e não haverá mais riscos de tombamento e muito menos de asfixia postural.
A recomendação médica é colocar bebês para dormir de barriga para cima, em um bercinho e nunca em uma cadeira ou bebê conforto.
A partir do momento que o bebê aprende a rolar sozinho, ele pode encontrar a sua posição favorita no berço ou na caminha sem maiores riscos, pois ele já terá força para levantar a cabeça e rolar de volta.
Fonte: http://www.dailymail.co