Brincadeiras para Chá de Bebê ou de Fraldas

Quando descobrimos a gravidez, uma das primeiras coisas que vem a nossa cabeça é fazer o chá de bebê e reunir as amigas e familiares pra juntas celebrarmos esse momento mágico em nossa vida.
Hoje eu trouxe para vocês algumas brincadeiras que tenho certeza que as mamães e as convidadas vão se divertir muito!
 
Caneta na Garrafa – Esta é a hora da gestante pagar um “mico”. Coloque uma caneta amarrada em um barbante e amarre na cintura da mamãe com a caneta pendurada entre suas pernas. Ponha uma garrafa no chão com a boca para cima. Agora ela terá que encaixar a caneta dentro da boca da garrafa. Estipule um tempo para realizar a tarefa, caso não consiga, a mamãe terá que pagar uma prenda.
 
Nome do Bebê – Mesmo que a mamãe já tenha escolhido o nome do bebê, também poderá fazer esta brincadeira. Distribua papel e caneta para os convidados e eles deverão escrever o máximo de nomes com a letra inicial determinada pela mãe. Marque um tempo para a realização da tarefa. O convidado que conseguir escrever o maior número de nomes ganhará a brincadeira. 
 
Tamanho da barriga – Essa é uma brincadeira dechá de fraldas bem tradicional. Cada convidado deve cortar um pedaço de fita ou barbante chutando o tamanho da sua barriga. Ganha quem tiver chegado mais próximo do tamanho real. Ah…e não vale chegar perto para tentar medir, hein?
Palavra vetada – Esta brincadeira será realizada durante todo o Chá. A palavra “Bebê” (por exemplo, pois pode ser usada qualquer palavra) não poderá ser dita durante toda a festinha. Para controlar a brincadeira, os convidados recebem um colar de fitas, e a cada vez que um convidado falar a palavra vetada, aquele que escutou pegará o colar para ele. Quem tiver mais colares no final da festa ganhará o prêmio.
 
Desenhe o bebê – Distribua uma folha e uma caneta para cada convidado. De olhos fechados eles deverão desenhar como imaginam o bebê. A mamãe votará no melhor desenhista da festa para ganhar o prêmio surpresa.
 
“Minha bolsa estourou” – Para esta brincadeira de chá de bebê você precisará de: Forminhas de gelo e mini bonequinhos de plástico. Faça cubos de gelo com o bonequinho dentro da forminha. Todos devem receber os cubos de gelo na mesma hora e o convidado cujo gelo derreter primeiro anunciará: “Minha bolsa estourou”. Este será o vencedor.
  
Body personalizado – Para guardar de lembrança, compre um body e tintas de tecido para que os convidados “decorem” a roupinha do bebê. Como a peça será guardada com muito carinho pela mamãe, peça para que os convidados caprichem nos desenhos ou mensagens.
 
 Bingo do bebê – Essa brincadeira para chá de bebê é muito parecida com o bingo original, mas no lugar dos números, são usadas cartelas com palavras referentes ao mundo dos bebês. Para fazer a brincadeira basta entregar aos convidados essas cartelas, e já com as palavras escritas nos papeizinhos, o sorteio pode começar. A gestante deve tirar uma palavra por vez e ler em voz alta. Ganha quem completar a cartela primeiro. O brinde fica a critério dos futuros papais.

  
Sapatinho escondido – Esconda um sapatinho de bebê em algum local da festa e faça um caça tesouro. Aquele que achar o sapatinho será o vencedor.
 
Adivinhação do presente: Essa brincadeira é bem tradicinal. Neste joguinho a mãe terá que adivinhar quais presentes recebeu e toda vez que errar paga uma prenda. Geralmente o rosto ou barriga são pintados, mas é só usar a criatividade para criar prendas legais. Na hora de adivinhar o presente vale apertar e chacoalhar, mas não pode abrir.
 
Cápsula do futuro – Essa brincadeira é uma recordação linda!! Você deverá pedir às suas convidadas que escrevam mensagens para seu filho e essas mensagens só serão abertas quando o bebê estiver com a idade que todos decidirem como ideal. Coloque todas as mensagens em uma caixa e guarde. É uma forma do seu filho/filha saber o que seus amigos e familiares o desejavam quando ainda estava na barriga.
 
 Papai vendado – Para os papais que também irão participar do chá de bebê, temos uma dica de brincadeira também. O pai precisa ser vendado e tem que realizar uma tarefa com as orientações da mamãe. São brincadeiras como troca de roupa ou fralda em bonecos. É bem divertida e vale a pena tentar!
 
Cuidar do bebê ovo: Na chegada, cada pessoa ganha um ovo para cuidar como se fosse um bebê. Caso um bebê seja abandonado, quem encontrar pode adotá-lo. Ganha quem tiver o maior número de filhos ovos! Ah, ele pode ser de plástico.
 
 Colocando a chupeta no bebê – Quem já brincou de “colocar o rabo no burro” vai tirar de letra essa brincadeira! Ela é quase a mesma coisa, mas ao invés de um burro, temos a imagem do rosto de um bebê e um buraco para colocar a chupeta na boca. Você deve vendar as convidadas e pedir para que tentem colocar a chupeta. Ganha quem conseguir acertar.  (Você pode fazer essa brincadeira colando a foto em um isopor e abrindo um orifício para a chupeta.)
 
Qual é a música: A ideia é testar os conhecimentos musicais da futura mamãe com cantigas antigas e novas. A mãe deve continuar cantando uma música na hora que pausarem o som.
 
Quantos cotonetes tem: A mamãe coloca vários cotonetes em um pote transparente e anota a quantidade. Os convidados precisam adivinhar quantos cotonetes tem no pote. O vencedor será quem acertar ou chegar mais perto do número! Essa também pode ser feita com mamadeira com confetes caso prefira.
 
Combine as meias: Para essa você vai precisar de 10 pares de meia de bebê. Coloque-as dentro de uma caixa e misture. Depois disso, cronometre o tempo que cada convidado demora para para combinar os pares. Cada participante terá 1 minuto. Ficará mais divertida se você repetir algumas cores, para não facilitar!
 
História no improviso: Todos podem brincar.  Várias palavras inusitadas devem ser colocadas em um saco plástico, sem seguida, a mãe ou os convidados vão criando uma história de acordo com que as palavras vão sendo mostradas. Sempre a próxima pessoa continua a história incluindo a nova palavra e fica legal colocando palavras do nosso cotidiano familiar tipo, fome, birra, sono, amor, colo, chupeta, berço e por aí vai…
 
Ufa!! Espero que tenham gostado e se divirta bastante!
 
Beijos da Loh!